Planador

O homem desde sempre teve vontade  de acompanhar os pássaros nos seus esplêndidos voos, surgiu a necessidade de se inventar aparelhos que permitissem o Homem voar. Desde o ano 500 d.c., que os chineses possuem relatos que demonstram a utilização de papagaios tripulados para missões militares. Desde essa época que os planadores têm tido formas variadas de aspetos pouco eficientes, até que pioneiros como os irmãos Wright, adicionaram aos planadores formas que permitiram ter uma maior aerodinâmica que têm sido aperfeiçoada até aos dias de hoje.

O Planador é classificado como uma aeronave mais pesada que o ar sem grupo moto-propulsor, que utiliza as correntes de ar ascendente existentes na atmosfera para ganhar e/ou recuperar energia potencial a uma taxa igual ou superior às sua razão de afundamento.

O Planador gera nas asas a força de sustentação de que necessita para poder voar, pela acção da força da gravidade e a forma aerodinâmica das suas asas.

Como é que o planador voa, uma vez que para voar tem de estar sempre a descer, pergunta-se: como é que é possível o planador ganhar altitude se não têm sistema de propulsão?

A resposta está no aproveitamento dos fenómenos da natureza, o aquecimento desigual Terra pelo Sol gera correntes de ar ascendente que podem ser aproveitadas tanto pelos planadores como pelas aves, dando-lhes a hipótese de voar.


info cedida por Jose Carlos Fonseca


                   Para mais informaçoes e cursos

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora